quarta-feira, 4 de setembro de 2013

aula do dia 30-08-2013

                                                                      Ciências da Natureza                                   
Atividades em grupo

Subtema: Constituição, Interações e Transformações dos Materiais (9ºano – 1 Bim.)
Consulte o currículo de Ciências do Estado de São Paulo.
Identifique as habilidades e competências relacionadas ao subtema selecionado para o seu grupo.

Competências e habilidades
·        
Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação com forças mecânicas e a luz.
·         Identificar fatores que influem nos resultados da interação de materiais com forças mecânicas e a luz.
·         Reconhecer que as características  observáveis dos materiais são resultados de interações, e não estão” incorporadas” a eles.



Aponte as habilidades relacionadas às competências  leitora e escritora.

Leitora
·         
Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz.
·         Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados.
·         Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações.
·         Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
·         Interpretar texto sobre experimento histórico.
Escritora
·         Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento dos materiais, com base em modelos interpretativos simples.
·         Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano.
·         Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano.

Em que outro momento este tema é apresentado no currículo?
·         Ciências e tecnologia, 6º ano 2º e 3º bimestres, 7º ano 3º bimestre e 8º ano 4º bimestre.

6º ano 2º bimestres
·        
Reconhecer usos de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo, com base em texto e ilustrações. ( Leitora)
·         Elaborar argumentos consistentes para debater e enfrentar situações-problema relativas ao uso do álcool como combustível. (Escritora)

3º bimestres
·        
Ler e interpretar textos científicos ou notícias sobre poluição do ar ou do solo. ( Leitora  e Escritora)
·         Identificar características da agricultura convencional e da orgânica, ressaltando as vantagens de cada uma dessas modalidades em relação à preservação ambiental, à saúde humana e ao atendimento à demanda por alimentos. ( Leitora)

7º ano 3º bimestres
·         
Identificar e descrever a participação de microrganismos na fabricação de determinados alimentos (pão,queijos,leite,iogurte, etc.), com base na leitura de textos. . (Escritora)
·         Identificar e descrever a participação de microrganismos na conservação\deterioração de determinados alimentos(carne, leite, iogurte, etc.)com base na leitura de textos ou em análises de resultados de experimentação. . (Escritora)
·         Reconhecer a etiologia e a profilaxia do botulismo a partir da leitura de textos ou ilustração do processo de transmissão. (Escritora)
·         Identificar e descrever as fases principais nos processo de esterilização do leite e as transformações químicas para a obtenção de seus derivados. (Escritora)
·         Ler e interpretar gráficos sobre a ocorrência e a distribuição de acidentes de derramamento de petróleo.( Leitora)
·         Identificar e descrever prejuízos ambientais e para a saúde coletiva causados episódios de derramamento de petróleo a partir da leitura de texto e\ou ilustração. (Leitora)

8º ano 1º bimestres
·        
Identificar comportamentos diferentes de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz. (Leitora)
·         Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicação simples. (escritora)
·         Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados. (Leitora)
·         Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações. (Leitora)
·         Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano. (escritora)
·         Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano. (escritora)
·         Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica. (Leitora)
·         Interpretar texto sobre experimentos histórico. (Leitora)













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